quinta-feira, 6 de maio de 2010

JOB. Aula de figurino, projeto do governo federal.



Projeto Pró Jovem - Ação Comunitária do Brasil
 3 turmas, quase 90 alunos.

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 Esta resenha trata das aulas de figurino para jovens da Comunidade Cidade Alta - RJ, nos meses de março, abril e maio. Lá desenvolvi com os alunos uma seqüência de estudos e práticas ligadas ao desenvolvimento do figurino para teatro, TV e cinema. 

Fizemos atividades propostas pela apostila do governo. Incrementei as aulas com material que colhi durante minha trajetória profissional e através da elaboração de 100 slides com base na pesquisa do figurino da criação até a execução do traje.


 Abordei as questões subjetivas que envolvem o entendimento do que deve ser planejado, tais como o estudo do perfil psicológico dos personagens, os arquétipos, a linguagem subliminar, a psicologia das cores e formas, os signos que caracterizam cada estilo, a linguagem das luzes + cores, e a análise dos objetivos do personagem em cena (de onde veio e para onde vai). Saímos do intangível e convidei a turma a refletir sobre os aspectos objetivos, tais como mercado de trabalho, funções do figurinista e equipe, questões ligadas ao net work, relacionamento entre equipes e com os atores - fundamental para que o trabalho corra bem, assim como conceitos e o vocabulário usados nesse nicho. 

Em etapa posterior - ainda na teoria, discutimos o figurino de época. Ilustrei as explicações recorrendo ao estudo histórico comportamental, antropológico e social, fazendo ressalvas sobre como tais aspectos influenciam na elaboração de figurinos que remetem à indumentária de uma época.
Também fez parte do conteúdo programático o estudo das cores, as misturas entre primárias, secundárias e terciárias e o uso de cores quentes e frias  dando significância  a caracterização dos personagens.


Contextualizei os aspectos do figurino de época, este, que foi um pouco ignorado pelo programa oferecido (material didático- apostila). "O homem cobria o corpo com pele de animais para se proteger do frio e clima... na pré história". Fiz explanações contando a história da indumentária a partir da remota época das cavernas até os dias de hoje. Falei sobre o legado deixado dos períodos como idade média – renascimento, barroco, clássico, idade moderna, virada do século, anos 20, 30, 40... Sempre lançando mão de textos e imagens diversas. Também na pesquisa dei referências de alguns dos principais nomes da moda e sobre os formadores de opinião e celebridades que influenciaram  o pensar e vestir, chamei a atenção para uma reflexão sobre como a política, a economia, as guerras e a cultura de um local influenciam no comportamento, que por vez refletem na indústria têxtil e na moda.

As práticas foram feitas a partir de propostas baseadas no dia a dia de um figurinista, fizemos desenhos artísticos e técnicos, fichas técnicas, pranchas de pesquisa (ambiente, personagem, estilo, tipo físico, cores e contexto). 






Por fim elaboramos figurinos  de carnaval customizados a partir de peças de roupas e retalhos. Alguns confeccionaram bonecos usando materiais alternativos e sucatas  - com base nos conceitos de sustentabilidade, reaproveitamento e reciclagem, nesta etapa foi interessante notar a surpresa dos alunos ao  ver o “lixo” se transformar    e também o comprometimento de todos em prol de  realizar o proposto. Trabalharam  com mais envolvimento, paixão e um sentimento de solidariedade que pôde ser observado a partir da busca por materiais (já prestes ao caminho do lixo) até a sala de aula. O estímulo gerado refletiu na postura deles com os colegas ao socializar o material adquirido, os “ruídos” sumiram e ficou o silêncio-barulho do trabalho.





Considerações

Espero e estou certa de que eles continuarão se empenhando em prol da evolução de suas vidas, também acredito que eles esperam colher os frutos desse empreendimento que foi o módulo figurino do Pró Jovem – Juventude Cidadã.  Desta forma também espero que possam contar com mais oportunidades na esfera empresarial e do governo para enfim poderem bater no peito com uma sensação boa de que são parte de um  país que oferece  arte e cultura no lugar de pão e circo.
Janara Morenna.:

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